A técnica de deixar os grãos de molho elimina desconfortos, como gases e estufamento.

Você já ouviu falar que os feijões devem ser colocados de molho antes de ir para a panela? Essa é uma técnica que normalmente é passada de geração em geração com o intuito de ajudar no processo de cozimento.

Mas será que isso realmente é necessário? Ao colocarmos o feijão na água por algum tempo antes de levá-lo ao fogo, livramos o alimento dos chamados antinutrientes — compostos presentes em alimentos vegetais que dificultam a absorção de nutrientes essenciais para o nosso organismo.

Essa é uma prática benéfica para sua saúde e com eficiência comprovada pela Ciência. De acordo com um estudo feito pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), o tempo indicado para deixar o grão descansando é entre 8 e 12 horas.

Quando realizamos o processo de “remolho” do feijão, os antinutrientes vão aos poucos sendo dissolvidos na água. Depois desse período, é essencial descartar a água da vasilha e não reutilizá-la para o cozimento do alimento.

O principal benefício de deixar o feijão de molho é que essa é uma importante etapa para eliminar as substâncias que causam problemas digestivos, como os desconfortáveis gases. Isso ocorre porque os grãos têm muitos fitatos, que são oligossacarídeos não digeríveis, e também taninos, os quais aumentam a formação de gases.

O feijão TodoDia possui grãos de alto padrão nutricional e se preparados da maneira correta, podem trazer grandes benefícios para a sua saúde, com absorção de nutrientes essenciais como ferro e proteínas.

Encontre a nossa linha de feijão TodoDia no supermercado mais próximo e se surpreenda com o sabor e qualidade.